?>
Desde a antiguidade até os dias atuais as cores são formas de expressão que o homem busca para obter representatividade de diferentes formas.
A psicologia das cores trata-se de um estudo que procura compreender de que maneira as cores se relacionam com o comportamento humano. Ela explora e determina quais são os efeitos gerados nas pessoa por cada cor, como por exemplo, alterações nos sentimentos, emoções, desejos e entre outros.
É importante, no marketing, aprender a usá-las de modo com que favoreçam a mensagem que você deseja transmitir para seu público-alvo e alcançar seus objetivos, pois elas exercem um papel psicológico importante uma vez que são capazes de despertar sensações, atrair e influenciar na escolha de seu estimado cliente.
A importância do aspecto visual está diretamente relacionada com a primeira ideia concebida pelo público, uma vez que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial da mensagem.
Um dos conceitos do neuromarketing (que compreende qual a influência que determinadas ações de marketing têm no comportamento do consumidor) cita a seguinte frase: “Se uma boa cor vende, a cor certa vende melhor“. As cores certamente possuem uma maior influência sobre as pessoas do que palavras-chave e até mesmo imagens, o que para o marketing é algo valioso.
Diferentes cores acometem diferentes indivíduos de distintas formas, e pensando no contexto do marketing, elas precisam ser analisadas e testadas para compreender qual delas irá trazer uma resposta mais positiva e uma elevação da taxa de conversão.
Mas por fim, o que cada cor significa?
Saiba mais sobre as cores e o que elas representam:
Rosa: saúde, felicidade, amor, inocência e charme;
Vermelho: paixão, desejo, ira, energia e excitação;
Laranja: energia, humor, calor, vibração e entusiasmo;
Amarelo: conhecimento, sabedoria, alegria, otimismo e esperança;
Verde: perseverança, autoconsciência, tenacidade, orgulho e vigor;
Azul: espiritualidade, lealdade, fé, tranquilidade e confiança;
Roxo/Violeta: realeza, erotismo, sabedoria, conhecimento e sensibilidade;
Prata: fascínio, suavidade, maciez e elegância;
Marrom: confiabilidade, estabilidade e simplicidade;
Preto: sofisticação, negação, elegância e formalidade;
Branco: proteção, respeito, pureza, limpeza e paz;
Dourado: riqueza, calor, preciosidade e opulência.
Referências:
A influência das cores nas decisões dos consumidores, por Raissa Zylberglejd.
Neil Patel Brasil.